HIERARQUIA NAS EMPRESAS
Dentro das organizações, em especial naquelas mais formais, com cronograma estruturado, identifica-se, de modo claro a posição dos executivos. Em sistemas menos formais, algumas vezes temos dificuldades em organizar critérios para estabelecer ordens de precedência. Quando isto ocorre, o profissional que está organizando um evento deve lembrar que cada empresa tem seu próprio sistema hierárquico, o qual precisa ser observado. Ao lado desse fato, pode estabelecer normas que formalizam a ordem de precedência, de modo claro, conforme o tipo de cerimônia que irá se desenvolver.
O anfitrião, geralmente a pessoa de maior importância na empresa, é o ponto de partida para a formação da ordem de precedência. Alguns critérios podem auxiliar na escolha dos membros que se posicionarão próximos dele:
- executivos mais ligados ao centro de decisão (ex: vice-presidente, diretores);
- importância das áreas administrativas (ex: diretor industrial, diretor comercial);
- cargos iguais - nesse caso, pode-se estabelecer precedência observando o tema que gerou o encontro, as idades dos participantes ou o tempo de serviço prestado na organização;
- assessorias;
- chefes de filiais, etc.
No caso de pessoa de cargo mais baixo, ocupar lugar de destaque, como homenageada, convidada de honra, convidada especial, autora de algum trabalho ou obra de arte, deverá ser tratada ou colocada na ordem de precedência próxima ao anfitrião, já que, naquele momento, seu posto ou cargo são irrelevantes em relação ao objetivo do evento.
Outras normas podem influenciar na formação de precedência, tais como:
- critério cultural: a precedência é dada a alguém de renomados conhecimento e alto saber;
- critério de sexo: muito empregado na cultura ocidental, especialmente em reuniões sociais. Quando a mulher exerce cargo executivo, tal preceito deve ser desconsiderado, pois vai prevalecer, na hierarquia da empresa, o papel que exerce;
- critério de antiguidade histórica: determina a precedência de pessoas jurídicas e de unidades administrativas; pode ocorrer, também, pela antecedência nesse ou naquele lugar ou unidade; é um médico que cabe na organização de representantes diplomáticos;
- critério de ordem alfabética: um dos mais práticos, sendo utilizado para grupos grandes (ex: formaturas, jogos olímpicos).
Fonte: Cerimonial para Executivos - Guia para execução e supervisão de eventos empresariais de Marina Martinez - 3ª Edição - Editora Sagra Luzzatto.
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